Social Icons

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PALMEIRA DOS ÍNDIOS: VASO DE BARRO COZIDO ERA URNA FUNERÁRIA ENTRE OS ÍNDIOS XUCURUS KARIRIS

Visitando a cidade de Palmeira dos Índios em Alagoas, visitei o Museu Xucuru, um espaço onde história, cultura e diversidades de peças se misturam entre povos indígenas, artefatos do período escravocrata e sobre personalidades daquele município. O que chama mais atenção são as igaçabas – que são vasos em cerâmica utilizados como urna funerária pelos indígenas.

Igaçaba com restos mortais indigena.
Existem varias delas no museu, inclusive com restos mortais humanos. Essas urnas foram encontradas no solo de Palmeira dos Índios e em municípios vizinhos como Arapiraca, Atalaia e Palmeira dos Índios, onde o historiador e escritor Luiz Torres, consegui desenterrar mais de trinta igaçabas. Alguns dos objetos e os restos mortais de índios estão expostos no Museu Xucurus em Palmeira dos Índios.

O cadáver indígena era depositado dentro da igaçaba em uma posição agachado que lembra a posição de um bebê no ventre materno, o recipiente tinha ainda uma tampa. Era enterrado dentro de uma panela de barro.

2 comentários :

jorgeth disse...

muito interessante e raro esta reliquia com certeza traz historias marcantes,bom a gente sempre está conhecendo estas obras que fazem parte de nossa historia e muitas vezes desconhecidas para muitos,gostaria de conhece-la tb e colocar no meu mural de conhecimentos aqui em Rondonia,melhor vou agendar uma visita neste estado de Alagoas e ter o prazer de conhecer de perto tds esta rara beleza. obrigada
Gheo Ferreira Purcinno/PVH- Rondonia

wilson alberti disse...

encontrei um objeto semehante a esses das fotos aqui em Santa Catarina e fiquei surpreso, pois não sabia da existencia de indigenas na região, gostaria de postar uma foto mas não achei como mandar. email: wilson.alberti@hotmail.com

New Update

Instructions

Recomended

 

Sample text

"O problema do Brasil é que, quem elege os governantes não é o pessoal que lê jornal... mas quem limpa a bunda com ele!"

Sample Text

.

Sample Text

BLOG HÉLIO DE AGUIAR